formatura

formatura
ufa

terça-feira, 8 de novembro de 2011

voce sabia?


Segundo a Comissão Brundtland, o conceito de desenvolvimento sustentável apresentava deficiências porque...
  • não envolvia limites absolutos, mas sim limitações impostas pelo estágio atual da tecnologia e da organização social sobre os recursos ambientais, e limitações impostas pela capacidade de a biosfera absorver os efeitos das atividades humanas;
  • seu relatório não oferecia um plano detalhado de ação, apenas sinalizava um caminho para que os povos do mundo pudessem ampliar suas formas de cooperação em busca do desenvolvimento sustentável
  • Para alcançarmos o desenvolvimento sustentável, são necessárias mudanças fundamentais em nossa forma de pensar e na maneira como vivemos, produzimos, consumimos, etc.

    Além da dimensão ambiental, tecnológica e econômica, o desenvolvimento sustentável possui uma dimensão cultural e política.

    Ademais, exige a participação democrática de todos na tomada de decisões para as mudanças que são necessárias.
    Alguns economistas definiam como capital social o conjunto formado pelo meio ambiente, pelo capital físico, pela organização social e pela tecnologia.

    Argumentavam que o capital social deveria ser preservado e, se possível, aumentado.

    Portanto, uma melhor organização social no futuro poderia contrabalançar uma maior degradação ambiental.

    Os ambientalistas, obviamente, não concordavam com essa proposta.
    Algumas personalidades dos países industrializados chegaram a declarar que o problema mais importante a ser resolvido para que pudéssemos alcançar o desenvolvimento sustentável seria...

    ...o irresponsável crescimento populacional nos países em desenvolvimento.

    Essas mesmas pessoas esqueciam, entretanto, a enorme diferença de consumo – impacto sobre a biosfera – entre os habitantes dos países industrializados e os dos países em desenvolvimento.
     
     

     
    Esse produto representa o fluxo total de recursos da biosfera para o subsistema econômico, que a ela retorna sob a forma de resíduos.
    Em 1988, a 43º Sessão da Assembléia Geral das Nações Unidas aprovou a Resolução 43/196, que propunha realizar, até 1992, uma nova conferência sobre temas ambientais.

    A convocação foi marcada para junho de 1992, com o objetivo de discutir as conclusões e as propostas do Relatório Brundtland – particularmente, o conceito do desenvolvimento sustentável – e comemorar os 20 anos da Conferência de Estocolmo.

    O Brasil foi escolhido para sediar essa conferência e decidiu realizá-la na cidade do Rio de Janeiro.

    A Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e DesenvolvimentoCNUMAD – foi realizada entre 3 e 14 de junho de 1992, e contou com dois eventos principais...
     

     
    ...a Conferência das Nações Unidas – governamental –, com a presença de 178 países e a participação de 112 Chefes de Estado – 12 a 14 de junho –, resultando na maior conferência desse tipo jamais realizada...

    ...o Fórum Global, uma conferência paralela dos setores independentes – ONGs ambientalistas e ligadas a outros setores do desenvolvimento, às indústrias, aos povos tradicionais, às mulheres, etc.

    Ao todo, os eventos da conferência do Rio de Janeiro contaram com mais de 30 mil pessoas. Esse acontecimento foi considerado um marco na história da humanidade por sua contribuição para a mudança do estilo de desenvolvimento de nossas gerações futuras.

    O então Ministro das Relações Exteriores, Celso Lafer, definiu a Rio 92 como...

    Um momento histórico sem precedentes, que mostrou ser possível um relacionamento Norte-Sul na base da cooperação e não do confronto, como acontecia quando tudo dependia do jogo Leste-Oeste
    .

    No dia 20 de dezembro de 2000, a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou a Resolução 55/199 sobre a revisão dos 10 anos do progresso alcançado na implantação dos resultados da conferência do Rio de Janeiro.  

     
    Nessa resolução, as Nações Unidas resolveram organizar a revisão dos 10 anos, completados em 2002, para revigorar o compromisso global com o desenvolvimento sustentável.

    Também foi decidido, nessa resolução, que a décima reunião da Comissão para o Desenvolvimento Sustentável seria usada como um comitê preparatório aberto para a cúpula.
    A Cúpula Mundial para o Desenvolvimento Sustentável World Summit for Sustainable Development – foi realizada pelas Nações Unidas entre 26 de agosto e 04 de setembro de 2002, em Johannesburgo, África do Sul.

    O Secretário Geral das Nações Unidas, Kofi Annan, declarou, na solenidade de encerramento, que, se tivesse de agradecer a algum país, agradeceria...

    ...ao país anfitrião, por sediar a conferência...

    ...ao Brasil, por ser o país que mais havia avançado na questão ambiental nos últimos 10 anos.
     



     




Nenhum comentário:

Postar um comentário